O verão se aproxima e já vermos o que esperarmos dele. Ultimamente nossa região vem contabilizando temperaturas exorbitantes.

De acordo com a meteorologia cidades da região como Itapicuru, Olindina, Nova Soure, Cipó entre outras, estar tendo máxima de 40°. 


Com a chegada da estação mais quente do ano, as pessoas ficam mais expostas ao Sol, seja na praia ou por usar roupas mais abertas. É preciso tomar cuidado com o astro, que pode se tornar mais tarde um grande vilão.

Entre 11 horas e 16 horas o sol emite raios com maior concentração de radiação ultravioleta B, o causador do câncer de pele. Os raios emitidos antes e depois desse período possuem maior concentração de radiação ultravioleta A, que são causadores de rugas e manchas.

Segundo o dermatologista Gustavo Botoluzzi não existe sol bom. “Uma pessoa que aos 50 anos descobre um câncer de pele, não sabe que este, pode ter sido causado por um sol que ela pegou aos 15. Não precisamos nos expor ao sol, meia hora por semana da luz do sol é o que um indivíduo precisa para produção da vitamina D, e o nosso cotidiano, andar na rua, já nos beneficia com isso”.

Além de rugas, perda de colágeno e do envelhecimento precoce da pele, a exposição demasiada ao longo dos anos pode causar Cerastose actínica. São lesões pré-cancerígenas, estas células já não produzem mais queratina adequadamente, que é a responsável pela proteção da pele, surgem como casquinhas na pele, podendo em um caso mais grave até sangrar. Depois disso o mais grave é o câncer de pele, muito comum na região Sul, pois as pessoas possuem pele mais clara.

Como diz trecho da música "Tá Ficando Quente!" da banda Sananda

"Cuidado gente a terra está ficando quente
Quente demais,
Pelo amor de Deus, não somos imortais."


Proteja-se

O fator do protetor do filtro solar deve ser no mínimo 30 e aplicado duas vezes ao dia. Se estiver em uma área de exposição maior como a praia, usar chapéu, guarda-sol de pano e óculos. Crianças só a partir de um ano de idade e com protetor próprio para elas, peles frágeis exigem mais cuidados, evitar expor.

Tomar muito líquido, usar cremes hidratantes em abundância, evitar banhos quentes e demorados, usar glicerina, que é um sabão mais neutro podem ajudar. Cuidar da alimentação incluindo vitaminas C, A, E, B e alguns antioxidantes também refletem na pele esse cuidado.



Comentários