O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região. É a terceira vez que o órgão da ONU realiza o levantamento sobre a situação nos municípios do país – outras duas edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 e 2003.

No atlas de 2013, o IDH foi calculado com  base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No atlas de 2003, as informações são as do censo de 2000, e, para 1998, a base de dados foi a de 1991. No entanto, neste ano, o Pnud mudou os critérios de aferição do índice, e atualizou os dados dessas duas pesquisas anteriores com base nesses novos critérios.

O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.
Municípios com melhor IDH-M 2013 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Itapicuru aparece na 5558º posição do ranking na lista das 50 cidades com o IDH pior do país. Na última posição no ranking do IDHM está a cidade de Melgaço, no Pará, que obteve índice de 0,418 e registra "muito baixo" desenvolvimento humano. Com 24.808 habitantes segundo o IBGE, fica situada a 290 quilômetros da capital Belém – a única entrada da cidade é por via fluvial.

Embora na última colocação, Melgaço registrou evolução positiva de 136% em relação ao índice divulgado em 1998. Na ocasião, o IDHM do município foi de 0,177. Em relação a 2003, a evolução foi de 60,7% – na ocasião, o índice de Melgaço era de 0,260.

Entre os 50 municípios com pior IDHM no Brasil, todos são do Norte e do Nordeste.
Das 5.565 cidades avaliadas pelo Pnud, só 44 (0,7%) têm índices muito altos de desenvolvimento humano. Na outra ponta, outros 32 municípios (0,5%) têm índices considerados muito baixos.


Veja aqui o IDH do seu município http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/07/veja-aqui-o-idhm-do-seu-municipio.html


Fonte: g1


3 Comentários

  1. vergonha? enquanto a população desse município não se revoltar contra os desmando desses políticos safados, nada sera mudado. o dinheiro que entra nos cofres dessa prefeitura se bem administrado, daria pra fazer muitas coisas, e acabar com esse índice que so nos envergonha. eu conheço funcionário dessa prefeitura que ganha mil e duzentos reais so pra guarda a chave de uma quadra esportiva no povoado varzinha. então amigos mim respondam como acabar com miséria nesse município????????

    ResponderExcluir
  2. amigos, as manifestações que estão acontecendo no rio de janeiro, e são Paulo, tem que acontecer ai em Itapicuru, como pode um município que nada funciona, o cartório não tem horário pra abrir,e o atendimento do senhor dimas e o senhor anailson e péssimo, vereadores que so se reúne as sextas feiras, e a primeira câmara de vereadores que eu conheço que so se reúne uma única vez na semana. isso e uma vergonha pra um município tido como o mais pobre da bahia. vergonha??????????????????

    ResponderExcluir
  3. O dinheiro q deveria ser gasto de forma correta atendendo as necessidades do município está indo parar nas contas clandestinas de Dulce e demais....como vcs acham q algum dia essa realidade irá mudar????????

    ResponderExcluir

Postar um comentário