A Saúde do nosso município estar longe de ser a ideal assim como todo território Brasileiro. Mas alguns avanços foram conquistados ao longo dos anos.

A história inicia com algumas inaugurações: Uma Unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Farmácia Básica; Casa das Endemias e Casa de Apoio.

   
Um PSF no distrito de Varzinha e no Povoado Canas que ainda recebeu gabinetes odontológicos.

Das construções passamos às reformas dos PSF da Sede, da Sambaíba, da Lagoa Redonda, Tapera do Lima e Caatinga de Cima. 

Já as Unidades Básicas de Saúde foram reformadas as do Povoado Várzea dos Potes e Rainha dos Anjos além da inauguração da Unidade de Saúde do Manco, onde também foi implantado um consultório odontológico.


Atendimento

Na rede o atendimento fica a cargo de uma equipe de 16 médicos e 12 dentistas que atendem no município. Já os casos de alta complexidade são encaminhados a Salvador, Aracaju, Antas, Paulo Afonso e Alagoinhas.

Transporte

A Prefeitura ainda adquiriu duas ambulâncias com recursos próprios e mais duas doações, uma do Governo do Estado e uma do Governo Federal SAMU 192.

Uma combi também foi adquirida com recursos próprios para o transporte dos servidores de endemias e um veículo para a Vigilância Sanitária.

 Apesar desses avanços o município precisa de maiores  investimentos na área da saúde, como por exemplo, um Hospital que possa comportar casos com alta complexidade, para que a população não fique refém de hospitais tão longes.

Fonte: Tribuna do Estado

Comentários