Todos sabemos que o lixo retirado pelos caminhões coletores vai para algum lugar. Más que lugar é esse? O Aterro Sanitário, que nada mais é do que uma área de terreno previamente preparada para receber o lixo, com tratamento para os gases e liquidos provenientes da decomposição dos materiais não recicláveis. Com isso, a qualidade do solo da água e do ar seria preservada. Pois bem, esse deveria ser o local para onde o lixo que nós produzimos deveria ir. No entanto os lixões se tornam cada vez mais comum.

Segundo o IBGE, mais de 40% dos municípios brasileiros deposita seu lixo em lixões. O que prejudica e muito a qualidade do nosso solo, das águas e do ar, uma vez que as queimas provocadas para diminuir o volume do lixo são constantes. Além de causar grande estrago ao meio ambiente, o lixão traz ainda diversos outros problemas, a propagação de ratos, mosquitos e uma fedentina insuportável além da constante a presença de catadores e animais.


O duro mesmo é saber que em tempos de transformações climáticas, onde os meios de comunicação divulgam diariamente notícias relacionadas a preservação do meio ambiente, sobre os males trazidos pelos lixões, a gente ter que se deparar com um lixão a céu aberto, bem perto de uma Rodovia movimentada que é a BR 110. Distante a mais ou menos 8 Km da cidade de Olindina, o Lixão é motivo de preocupação, tendo em vista a viabilidade da Rodovia.

As constantes rajadas de vento lançam na BR sacolas, vasos e demais residuos. A probabilidade para ocorrer um acidente grave é evidente. Fazemos um apelo ao orgãos competente a elaboração de um Aterro Sanitário digno, antes que ocorra uma tragédia na região.

Comentários