O Ministério Público Federal (MPF) divulgou o ranking nacional da transparência, onde aponta os municípios e estados que tiveram avanços ou retrocesso no cumprimento da lei de acesso à informação do ano passado para cá. Segundo o estudo, em um cenário geral, o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do MPF em todo o país. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016.

A promotoria ressalta que estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. Na Bahia, segundo consulta feita pela reportagem aos dados do MPF, 
35 cidades tiveram nota zero no ranking da transparência. Na lista das 35 cidades baianas que tiraram zero, destacamos a cidade de Ribeira do Amparo 384º.

As outras cidades da região, temos como melhor colocada o município de Olindina 60º e Nova Soure 190º, completa a lista da região: Rio Real 281º, Ribeira do Pombal 288º, Sátiro Dias 318º, Itapicuru 348º, Cipó 348º e Inhambupe 364º.

Confira a lista no: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/arquivos-pdf/ranking-2a-avaliacao-ba.pdf

Fonte: Adaptação do texto do Bocão News

Comentários