COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPICURU-BA


No dia 13 de julho, em Conceição do Coité-Ba, às 8.30H reuniu-se o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru – CBHI, onde Estiveram presentes  representantes das cidades vizinha e  foi apresentado relatório de denúncias e áreas de conflitos da Bacia do Itapicuru para encaminhamento ao INEMA.

CBH Itapicuru

CARACTERIZAÇÃO DA BACIA
Localização – Região nordeste (NE) da Bahia
Área – 38.664km²; (6,60% do estado)
População – 1,3 milhões - 7,57% da população da Bahia
Economia - atividade mineradora e predomínio da agricultura de subsistência e pecuária tradicional.

Total de Municípios da RPGA XII: 55 Municípios

Integram Totalmente esta RPGA – 20 Municípios:
Crisópolis, Andorinha, Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Filadélfia, Quijingue, Tucano, Olindina, Queimadas, Caém, Ponto Novo, Cansanção, Nordestina Itiúba, Pindobaçu, Capim Grosso, Araci, Saúde, Cipó, Nova Soure e Itapicuru.

bacia_do_itapicuru_3

 Municípios com mais de 60% do território nesta RPGA – 12 Municípios:
Conde, Acajutiba, Santa Luz, Quixabeira, Jacobina, Euclides da Cunha, Monte Santo, Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Itapicuru, Rio Real, Banzaê
Municípios que têm entre 40 e 60% do seu território nesta RPGA – 9 Municípios:
Sátiro Dias, Teofilândia, Conceição do Coité, Retirolândia, Valente, Serrolândia, Várzea do Poço, Miguel Calmon, Barrocas.

Municípios que têm menos de 40% do território nesta RPGA – 14 Municípios:
Esplanada, Aporá, Inahmbupe, Biritinga, , São José do Jacuípe, Mirangaba, Campo Formoso, Jaguarari, Uauá, Novo Triunfo, Cícero Dantas, Heliópolis, Jandaíra, Morro do Chapéu.

Clima - semi-árido em 81% da área, ocupando a parte central da Região de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA), com chuvas anuais inferiores a 700 mm. Na parte superior da Região, já na Chapada da Diamantina, o clima torna-se mais ameno mudando para o tipo subúmido a seco, com os totais pluviométricos atingindo até 900 mm. No trecho inferior da bacia do Rio Itapicuru o clima muda para o tipo úmido a subúmido com precipitações variando de 1000 até 1400 mm.

bacia_do_itapicuru_2

Relevo - 4 ambientes hidrológicos: terrenos de alta declividade; áreas de domínio geológico cristalino; terrenos associados à bacia sedimentar do Recôncavo Tucano e áreas cristalinas próximo ao litoral.

Cobertura Vegetal – A RPGA tem sua parte superior localizada no Pediplano da Chapada da Diamantina, onde ocorrem remanescentes de florestas estacionais e campos rupestres; em sua parte central a RPGA abrange as depressões periféricas e interplanálticas, e a bacia sedimentar de Tucano, onde predominam as pastagens entremeadas por áreas com vegetação de Caatinga; o seu trecho final encontra-se sobre o Planalto Costeiro onde ocorrem espécies florestais secundárias da Mata Atlântica.

Aquífero Predominante -Tucano

Principais rios: Açu, Itapicuru-Mirim, Rio do Peixe e Jacurici


Fonte: novasoureonline


Um comentário:

  1. Posso utilizar esses dados acima para uma matéria no Jornal Gazeta dos Municípios, de Alagoinhas?

    ResponderExcluir

vitrine