Nesta terça-feira, dia 08 de maio, prefeitos da região da Bacia de Tucano Sul se reuniram com representantes da Redepetro, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), na sede da União dos municípios da Bahia. O objetivo do encontro foi tratar de assuntos pertinentes ao Plano de Exploração de Petróleo que prevê a perfuração de 38 poços em oito municípios baianos.

Durante a reunião o representante da Redepetro Bahia, Geraldo Queiroz, conversou com os prefeitos e os preparou para os investimentos futuros. “Já sabemos que na região da Bacia do Tucano Sul tem petróleo e gás. Então os municípios precisam estar preparados para receber os investimentos como a futura necessidade da construção de um aeroporto, a reforma de estradas entre outros investimentos”, concluiu.

Segundo a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, os prefeitos tem que realmente ter inciativa de fazer valer os interesses dos seus municípios, muitos que estão sofrendo com a seca. “Nós precisamos nos empenhar, juntamente com o governo do estado, para que os contratos de exploração de gás e petróleo nesta região sejam logo liberados”.

O Plano de Exploração prevê a perfuração de 38 poços, sendo nove 100% Petrobras, 14 em consórcios entre a estatal e outras empresas e 15 de outras operadoras. A expectativa é de que a atividade gere mil empregos diretos nos equipamentos sísmicos, além de outros 250 nas sondas de perfuração. A Bacia Tucano Sul foi uma das duas áreas que chegaram a ser licitadas durante a 8ª Rodada de Negociações, antes que o processo licitatório fosse suspenso judicialmente.

A área de 190 quilômetros quadrados envolve os municípios baianos de Araci, Biritinga, Sátiro Dias, Inhambupe, Nova Soure, Cipó, Itapicuru e Olindina e deve receber um investimento da ordem de R$ 700 milhões com a superação do problema. Entre outros municípios vizinhos que também serão beneficiados.

REDEPETRO BAHIA- Uma empresa associada à RedePetro pode, a qualquer momento, solicitar da Coordenação a execução de um curso ou treinamento específico para os funcionários da empresa. Após a solicitação, a Coordenação da Rede levanta as necessidades das demais empresas quanto ao curso. Havendo outras empresas interessadas, a Rede organiza o curso e as empresas diluem os custos. Organizados pela própria Rede, os cursos são eminentemente técnicos e abordam assuntos que vão de procedimentos de manutenção de equipamentos até treinamentos para adequação às normas técnicas NR’s.

Estavam presentes na reunião representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Sedur, da Escola Politécnica, da Redepetro, a superintendente administrativa da UPB, Carine Mendes, e todos os prefeitos dos municípios envolvidos na Bacia do Tucano Sul. Ao final do encontro ficou definido que a UPB vai encaminhar um documento ao Governo do Estado em busca de apoio para que os contratos de exploração de gás e petróleo nesta região sejam logo liberados.

Fonte: http://www.upb.org.br

Comentários