O Ministério Público Estadual (MPE) por meio da promotoria da educação apura inúmeras denúncias de candidatos que prestaram o concurso público para o Magistério do Estado de Sergipe. Uma comissão de concursados foi até o órgão para denunciar irregularidades na realização das provas e possíveis erros nas questões. De acordo com o MPE a prova, realizada no último 1º de abril, teve 62 perguntas anuladas e 23 alteradas.
Promotor Luis Fausto Valois (foto: Arquivo Portal Infonet) 
Segundo a denúncia, as questões de geografia, física e química contêm erros nos gabaritos e nos enunciados. Algumas das questões, inclusive, foram analisadas por professores que avaliaram as perguntas e atestaram os erros.  O promotor de Justiça Luiz Fausto Valois explicou que tentou anteriormente anular a realização do concurso público, por conta das irregularidades pré-anunciadas, mas que foi negada.
Com uma lista de reclamações em mãos, que somam cinco páginas, o promotor relatou ainda, que na prova teriam questões de física e química copiadas da internet e não houve julgamento de recursos. Há também a informação que antes do gabarito ser divulgado, os resultados já estavam disponíveis em uma rede social, na comunidade “concurso SEED [Secretaria de Estado da Educação]”.
 
O promotor afirma que a campeã de reclamações foi a prova de redação. Os candidatos teriam sido orientados que o limite de 20 de linhas poderia ser 30, ultrapassando, assim, a página de resposta.
 
Funcab
Ainda segundo Fausto Valois, os candidatos questionam ainda, a idoneidade da empresa que realizou o concurso, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt ( Funcab), além da falta de detectores de metal em alguns locais de provas.
 
“Inclusive os candidatos trouxeram uma análise do departamento de física da Universidade de Sergipe, UFS, que comprovam que as questões não eram inéditas e que já tinham sido anuladas e foram reaproveitadas. Estamos reunindo agora a documentação com as reivindicações e vamos elaborar alguma manifestação junto ao judiciário com todas essas reclamações formuladas”, disse Fausto Valois, ao lembrar que uma audiência já está marcada para o próximo dia 9 de maio com a Seplag, Seed e Funcab.
 
O historiador, Rogevânio Alves, relatou sua angústia quanto à realização da prova. Para ele, as questões foram mal elaboradas. “Quando iniciamos os estudos para a realização de um concurso, geramos também uma expectativa, mas eu me senti prejudicado por conta dessa desorganização. Por isso, já estou me organizando para recorrer e procurar meus direitos” desabafa.
 
Já o filósofo, Otávio Silva, reclama da contagem de pontos e acredita que algumas das questões que foram assinaladas corretamente foram tomadas como erradas. Ele também irá buscar apoio junto ao MPE.
 
A equipe do Portal Infonet entrou em contato por telefone na última segunda-feira, 7, com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), encaminhando email com os questionamentos sobre o concurso, mas até o fechamento da reportagem não teve retorno. 


Fonte: Lagartense

16 Comentários

  1. Ronivaldo Santos de Jesus8 de maio de 2012 às 20:56

    Esse concurso foi uma vergonha, como se não bastasse ter sido realizado sem licitação, a prova objetiva foi uma calamidade: questões mal elaboradas, questões erradas, recursos ignorados, justificativas horrorosas.
    Anulaçao já!

    ResponderExcluir
  2. A prova objetiva de Geografia foi uma piada..anulação já...

    ResponderExcluir
  3. O concurso foi normal, em todas as áreas houve notas altíssimas, as questões anuladas somaram pontos para todos, a instituição está sendo exageradamente organizada. Agora para quem não sabe estudar, resta entrar na justiça e fazer vexame.

    ResponderExcluir
  4. As provas de redação não foram corrigidas. Alguns candidatos tiveram as provas de redação trocadas, ou seja, receberam a prova de redação, supostamente corrigida, de outro candidato. Além disso, redações com erros absurdos de protuguês receberam notas altas. Cadê a justiça de Sergipe????????

    ResponderExcluir
  5. Certo caro Anônimo do ultimo comentário, mas veja bem, as desvantagens referentes às eventualidades do concurso foram as mesmas para todos considerando suas respactivas áreas. Se vc é da mesma área q eu e não passou, paciência... Se a prova foi dificil, foi dificil pra todos, se a redação foi fácil, foi fácil pra todos...ouço muitas especulações sobre esse concurso, mas não há nada confirmado. Só quero ocupar o cargo cuja vaga conquistei honestamente!

    ResponderExcluir
  6. olha minha redação só foi postada hoje dia 15-05-2012,como posso pedir revisão se o prazo passou?isso por que telefonei várias vezes,cadê a igualde pra todos,vou entrar com um pedido de anulação do concurso ao ministério público aqui em minha cidade.

    ResponderExcluir
  7. Parece que tem gente que não entende. Eu não fiz a prova, mas tenho um colega que recebeu a prova de redação corrigida, mas com a letra de um outro candidato. Ele já entrou com uma ação na justiça. Além disso, tiveram questões erradas e que já foram utilizadas em outros concursos. Os documentos já estão com o minitério público.

    ResponderExcluir
  8. Os participantes do concurso devem buscar seus direitos. Se há questões incorretas, estas devem ser anuladas.

    ResponderExcluir
  9. o concurso deve ser anulada porque teve muitos erros conseguir meus pontos mas nao consta o meu nome na lista e procuro justiça por isso.

    ResponderExcluir
  10. como podem corrigir uma prova desse jeito sem noçao ou sem penssar em prejudicar os outros mim prejudicaram na correçao das provas o meu nome noa consta na lista e quero que coloquem porque tenho certeza que passei e quero justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, escrevendo pensar com ss e mim prejudicaram, não dá para passar na prova de redação.

      Excluir
  11. Eu tanbém quero justisa, pos eu não poude mi escrever e quero que anuli, é muito ijusto, que eu não tive condisões de mi escrever que estava em São Paulo. E gostaria que anulase, pois sou formado em Letras e presiso deste emprego...o salario é muito bom...Sergipe está de parabens, pois esta pagando melhor que muitos estado...eu sou afavor da nulação deste concuso...estou esperansoso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA anônimo:
      Nossa...! Quanto erro de português para alguém que se formou em letras! Ainda bem que você não fez o concurso.

      Excluir
    2. Nossa, Anônimo! Quanto erro de português para alguém que se formou em letras! Ainda bem que você não fez o concurso!

      Excluir
    3. Erro de português??? Qual??? Só algumas palavra, que eu escrevi errado pois tava com presa...eu gosto muito da lingua portuguesa...é um indioma muito lindo...

      Excluir
    4. Eu tambem tava sem o meu óculo...

      Excluir

Postar um comentário