A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Monte Santo, deverá passar por intervenções nos próximos meses. Após quase cinco meses interditada por causa de um incêndio, o templo, construído em 1927, teve o contrato com a empresa responsável por executar as obras emergenciais assinado nesta quarta-feira (11) pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia.

A empresa responsável pela obra, a RC Restauração e Construção, deverá iniciar as obras dentro de 15 dias corridos contados da data de assinatura. Já os serviços devem ser executados em um prazo de 180 dias corridos, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço. O investimento é da ordem de R$ 740.690,66.

Em maio deste ano, a presidente nacional do Iphan, Kátia Bogéa, havia autorizado o lançamento do edital para a escolha da empresa após uma reunião com o deputado federal Elmar Nascimento (DEM); o prefeito de Monte Santo, Vando (PSC), e o deputado estadual Laerte do Vando (PSC). 


“O turismo religioso atrai para a Bahia cerca de 5 milhões de visitantes anualmente, segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Precisamos preservar os templos que fazem parte das rotas turísticas. A Igreja Matriz de Monte Santo é um patrimônio religioso que precisa do apoio de todos”, pontuou o deputado Laerte do Vando.

Apesar de não fazer parte dos bens móveis inventariados pelo Iphan, o templo está localizado no entorno do Santuário da Santa Cruz, tombado órgão como Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Natural e Paisagístico de Monte Santo desde 1983. Do BN

Comentários