Moradores de Itapicuru-BA das localidades onde a Companhia de Saneamento de Sergipe -DESO está perfurando poços e construindo adutora para levar água para Tobias Barreto-SE, estão preocupados com as consequências futuras dessa ação.

De acordo com moradores o histórico da DESO no município não foi nada agradável. Durante período de retirada de água do povoado capoeira a empresa causou problemas em áreas ambientais e quase secou as nascentes e lençóis freáticos. 

A preocupação é válida tendo em vista que o município de Itapicuru já vem sofrendo com falta de água em algumas localidades e teve o reconhecimento de situação de emergência pela união. 

Na Bahia o órgão estadual responsável pela fiscalização  é o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA.

Outro ponto que gera questionamento é que a DESO vem tentando perfurar poços em Itapicuru a um bom tempo, mas conseguiu êxito em um ano eleitoral.

A Prefeitura Municipal de Itapicuru estar acompanhando o andamento das obras, atuando dentro de sua responsabilidade. 

Vale ressaltar que os Itapicuruenses não são contra ao compartilhamento de água e sim contra a falta de planejamento e histórico de descaso dessa mesma empresa na região. Uma audiência pública, alinhado a extração consciente daria mais compreensão por parte dos moradores.




Comentários