A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) leva aos municípios de Ribeira do Pombal, Paripiranga, Coronel João Sá e Olindina o programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama a partir desta segunda-feira (3). A iniciativa oferece mamografias gratuitas a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Em Ribeira do Pombal, a unidade móvel ficará até 18 de julho na Praça da Juventude, no Centro, em frente à Secretaria de Educação. 

Neste município, 2.100 mulheres estão aptas a realizarem o exame. Em Paripiranga, o atendimento será até 17 de julho, com a unidade móvel estacionada na Praça Pedro Rabelo de Matos, no centro da cidade. O público alvo para a realização do exame de mamografia é de 1.751 mulheres. Já em Coronel João Sá, 840 mulheres estão dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para a realização do exame. A unidade móvel ficará no município até 11 de julho, estacionada na Praça do Mercado, no Centro. Em Olindina, o atendimento acontece até 13 de julho para 1.453 mulheres de 50 a 69 anos. 

No município, a unidade móvel do Saúde sem Fronteiras ficará na Praça Antônio Borges Santana, em frente à Prefeitura Municipal. Para atendimento, as mulheres precisam apresentar RG, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das 7h. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. 

Fonte: BN

Comentários