Com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas sobre como funciona o Selo UNICEF Município Aprovado, foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 27, uma reunião com a coordenadora do escritório, Helena Oliveira e o especialista em comunicação, Bruno Viécili do UNICEF, além de representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB). O objetivo do encontro é firmar uma parceria para desenvolver ações em conjunto para que mais municípios façam parte do Selo.

“Acho de extrema importância a adesão dos prefeitos ao selo UNICEF, mas para isso precisamos informar como funciona de fato, pois assim como eu muitos prefeitos devem ter dúvidas. Precisamos melhorar as condições de vida das nossas crianças e adolescentes”, afirmou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

Helena Oliveira explicou, “os prefeitos interessados em participar da iniciativa devem ler o regulamento, preencher e assinar o Termo de Adesão, indicando o nome da pessoa que vai assumir o papel de articulador (a) municipal, responsável por coordenar o Selo, no município, e fazer a interlocução com o UNICEF”.

Ao final da reunião ficou definido que a UPB irá divulgar, em todos os seus eventos, a importância do Selo, distribuindo materiais de divulgação sobre o seu funcionamento e como aderir. As duas instituições vão fazer o lançamento da próxima edição do Selo (2017-2020) juntas, com data a ser agendada.

Resultados da última edição 2013-2016

Na Bahia, foram inscritas 196 cidades e, ao final dos quatro anos, o ciclo contava com 96 municípios, dos quais 67 receberam uma menção honrosa pelo destaque em sua atuação e 28 foram ganhadores do Selo UNICEF. O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional, que o município pode conquistar.

A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem, passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas à infância e à adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias, de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos ODM.

Fonte: UPB

Comentários