Nesta quinta-feira (08/09) o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, que ocorre a cada dois anos. O índice considera o resultado em prova de desempenho e também rendimento escolar.

Em Itapicuru o levantamento aponta que o ensino fundamental 1 na 4° serie / 5° ano alcançou Ideb de 3,9 e não bateu a meta que era 4,2. Em compensação houve um aumento de 0,6 de 2013 à 2015.
Já no ensino fundamental 2, na 8°serie / 9° ano , Itapicuru teve o Ideb de 2,7 não alcançando a meta que era de 3,6. Entretanto houve uma pequeno aumento de 0,1 de 2013 à 2015.

O que é o Ideb?

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

Você pode acompanhar o resultado do seu município pelo endereço eletrônico http://ideb.inep.gov.br/resultado/

Comentários