O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) deu início nesta segunda-feira (4) a mais uma ação do Programa sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Desta vez, serão beneficiadas as mulheres de 50 a 69 anos, residentes nos municípios de Alagoinhas e Sátiro Dias. O programa tem por objetivo ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia. O atendimento é feito em unidades móveis, tendo como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

O diretor do Saúde sem Fronteiras, Ivonildo Dourado, acompanha nesta segunda (4), em Alagoinhas, o início do programa de rastreamento. “Neste município, temos uma meta pactuada para atender a 3.150 mulheres dentro da faixa etária de 50 a 69 anos, preconizada pelo Ministério da Saúde. Aqui ficaremos até o dia 20 de julho e esperamos o comparecimento da população feminina para a realização das mamografias”, explica o diretor.

Em Alagoinhas, a unidade móvel está estacionada na Praça do Carneirão. Já em Sátiro Dias, a unidade móvel está na Praça da Liberdade, mais conhecida como Praça da Matriz, onde permanece o dia 12. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

ASCOM SESAB

Comentários