ÁGUIA DE HAIA: MPF DENUNCIA PREFEITO DE ITAPICURU E EMPRESÁRIO POR LAVAGEM DE DINHEIRO

 

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito de Itapicuru, José Moreira de Carvalho Neto (PDT), por crime de lavagem de dinheiro. O órgão denunciou também a secretária de Desenvolvimento Social do município e esposa do prefeito, Rosinere Moreira Rabelo Silva, e o empresário Kells Belarmino Mendes, envolvido em fraudes em 20 municípios baianos.

Eles são acusados de envolvimento em irregularidades investigadas pela Operação Águia de Haia, que apura o desvio de recursos do Fundeb. Segundo a denúncia de autoria da procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, Raquel Branquinho, o esquema era executado através da transferência de recursos desviados para pessoas indicadas pelo prefeito. As investigações revelaram também que o prefeito adquiriu veículos em nome de laranjas, cujos pagamentos foram feitos por vários cheques emitidos por Kells Belarmino. Ainda de acordo com o MPF, as irregularidades movimentaram R$ 500 mil. 

Em outubro de 2015, o prefeito já havia sido alvo da operação por desvio de recursos em razão de contratações ilícitas superiores a R$ 7 milhões. A denúncia envolvia também o deputado estadual Carlos Ubaldino de Santana, a secretária de Educação do município, Florinda Caldas Barreto de Oliveira, além de outros oito denunciados.

Liberado da prisão há pouco mais de um mês, Belarmino teria feito acordo de delação premiada, no qual teria denunciado vários prefeitos envolvidos na organização criminosa

Nenhum comentário

vitrine