Com o histórico de grandes cheias o Rio Itapicuru elevou seu nível novamente. O rio que se encontra com pontos evasivos ressurge com as chuvas dos últimos dias.
Ao longo do percurso do rio várias pontes antiga preocupa a população. Os municípios da bacia estão em alerta tendo em vista que há dias atrás a cidade de Riachão de Jacuipe sofreu com a enchente do rio Boqueirão.


CARACTERIZAÇÃO DA BACIA
Localização – Região nordeste (NE) da Bahia
Área – 38.664km²; (6,60% do estado)
População – 1,3 milhões - 7,57% da população da Bahia
Economia - atividade mineradora e predomínio da agricultura de subsistência e pecuária tradicional.
Total de Municípios da RPGA XII: 55 Municípios
Integram Totalmente esta RPGA – 20 Municípios:
Crisópolis, Andorinha, Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Filadélfia, Quijingue, Tucano, Olindina, Queimadas, Caém, Ponto Novo, Cansanção, Nordestina Itiúba, Pindobaçu, Capim Grosso, Araci, Saúde, Cipó, Nova Soure e Itapicuru.


Municípios com mais de 60% do território nesta RPGA – 12 Municípios:
Conde, Acajutiba, Santa Luz, Quixabeira, Jacobina, Euclides da Cunha, Monte Santo, Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Itapicuru, Rio Real, Banzaê
Municípios que têm entre 40 e 60% do seu território nesta RPGA – 9 Municípios:
Sátiro Dias, Teofilândia, Conceição do Coité, Retirolândia, Valente, Serrolândia, Várzea do Poço, Miguel Calmon, Barrocas.
Municípios que têm menos de 40% do território nesta RPGA – 14 Municípios:
Esplanada, Aporá, Inahmbupe, Biritinga, , São José do Jacuípe, Mirangaba, Campo Formoso, Jaguarari, Uauá, Novo Triunfo, Cícero Dantas, Heliópolis, Jandaíra, Morro do Chapéu.


Cobertura Vegetal – A RPGA tem sua parte superior localizada no Pediplano da Chapada da Diamantina, onde ocorrem remanescentes de florestas estacionais e campos rupestres; em sua parte central a RPGA abrange as depressões periféricas e interplanálticas, e a bacia sedimentar de Tucano, onde predominam as pastagens entremeadas por áreas com vegetação de Caatinga; o seu trecho final encontra-se sobre o Planalto Costeiro onde ocorrem espécies florestais secundárias da Mata Atlântica.

 

Comentários