Não é de hoje que clientes
da operadora Vivo enfrentaram problemas com a telefonia móvel em todo o Brasil.
Diversos clientes reclamam que enfrentam dificuldades, principalmente, para
usar a conexão de dados.
O telefone que a empresa
disponibiliza para como central de atendimento *8486 também não funciona
corretamente e até humilha o cliente esperando horas para conseguir um
atendimento.
“Eu
tentei inúmeras vezes e em vários horários, mas não consegui, fiquei muito
irritada com tudo isso”, afirma uma cliente.
As
Operadoras brasileiras
estão mudando a tarifação de internet móvel. A exemplo do
que acontece nos Estados Unidos e em países da Europa, o usuário, após o fim da
franquia, em vez de continuar navegando com velocidade reduzida sem pagar mais
por isso, será obrigado a contratar um pacote adicional, comprando mais
megabytes (MB) para seguir conectado.
Essa
mudança é uma tendência. A Vivo é a pioneira na implementação do
novo plano, que deve ser estendido para o serviço pós-pago também. TIM e Oi já anunciaram
que também estudam a mudança.
As operadoras justificam a aplicação dos novos planos como uma tendência mundial e afirmam que, ao permitir que os clientes continuem usando a internet gratuitamente em velocidade reduzida, a experiência do usuário é prejudicada, gerando uma percepção negativa em relação à navegação no celular.
A
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitou informações das
prestadoras sobre o assunto, e afirma que elas estão em análise.
–
A Agência acompanhará as mudanças implementadas na forma de cobrança para
verificar o cumprimento de todos os itens da regulamentação – disse o órgão em
nota
O que vai mudar?
Hoje, os clientes de internet móvel pagam por uma franquia de megabytes (MB). Quando essa franquia acaba, eles seguem navegando gratuitamente, mas com velocidade reduzida. A partir de agora, a conexão à internet será interrompida com o fim da franquia, e os usuários só voltam a navegar se comprarem um pacote avulso de dados.
Hoje, os clientes de internet móvel pagam por uma franquia de megabytes (MB). Quando essa franquia acaba, eles seguem navegando gratuitamente, mas com velocidade reduzida. A partir de agora, a conexão à internet será interrompida com o fim da franquia, e os usuários só voltam a navegar se comprarem um pacote avulso de dados.
Por
exemplo: se você tem um plano mensal de 100 MB e usar os 100 MB antes do
término dos 30 dias de validade do pacote, sua navegação será interrompida até
a renovação do pacote ou contratação do pacote adicional.
Como vai funcionar para os clientes da Vivo?
Para voltar a navegar, o cliente deve contratar o Pacote Vivo Internet Adicional 50MB ou aguardar a renovação do pacote ou promoção que possui. O pacote custa R$ 2,99 por sete dias e, para contratar, basta responder o SMS que é enviado quando o usuário atinge o limite contratado.
Para voltar a navegar, o cliente deve contratar o Pacote Vivo Internet Adicional 50MB ou aguardar a renovação do pacote ou promoção que possui. O pacote custa R$ 2,99 por sete dias e, para contratar, basta responder o SMS que é enviado quando o usuário atinge o limite contratado.
Como eu vou saber que
meu pacote de dados está acabando?
Segundo a Vivo, os clientes vão receber um SMS quando o consumo atingir 80% da franquia e outro no momento em que ela acabar. Além disso, eles podem consultar o consumo de dados no site Meu Vivo ou baixando o aplicativo do Meu Vivo, disponível para iOS e Android, no celular.
Segundo a Vivo, os clientes vão receber um SMS quando o consumo atingir 80% da franquia e outro no momento em que ela acabar. Além disso, eles podem consultar o consumo de dados no site Meu Vivo ou baixando o aplicativo do Meu Vivo, disponível para iOS e Android, no celular.
Além disso, os próprios
aparelhos informam a quantidade de dados consumidos. No Android, basta entrar
em Configurações e clicar em Uso de Dados. No iPhone, é só entrar em Ajustes e
clicar em Celular para ver a quantidade de megabytes usados. Essas informações,
no entanto, podem ser ligeiramente diferentes do cálculo feito pelas
operadoras.
A Vivo é uma operadora de
telefonia móvel, telefonia fixa, internet banda larga, 3G e 4G e TV por
assinatura do Brasil. Formada pela fusão de companhias de celular ex-estatais
existentes no Brasil, foi fundada como uma parceria entre Portugal Telecom e a
espanhola Telefónica.
Saiba como reclamar de sua operadora clicando no link abaixo:
http://www.anatel.gov.br/consumidor/saiba-como-reclamar-de-sua-operadora
http://www.anatel.gov.br/consumidor/saiba-como-reclamar-de-sua-operadora
Adaptado de zh.clicrbs.com.br
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