Não é de hoje que clientes da operadora Vivo enfrentaram problemas com a telefonia móvel em todo o Brasil. Diversos clientes reclamam que enfrentam dificuldades, principalmente, para usar a conexão de dados.

O telefone que a empresa disponibiliza para como central de atendimento *8486 também não funciona corretamente e até humilha o cliente esperando horas para conseguir um atendimento.

“Eu tentei inúmeras vezes e em vários horários, mas não consegui, fiquei muito irritada com tudo isso”, afirma uma cliente.

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As Operadoras brasileiras estão mudando a tarifação de internet móvel. A exemplo do que acontece nos Estados Unidos e em países da Europa, o usuário, após o fim da franquia, em vez de continuar navegando com velocidade reduzida sem pagar mais por isso, será obrigado a contratar um pacote adicional, comprando mais megabytes (MB) para seguir conectado.
Essa mudança é uma tendência. A Vivo é a pioneira na implementação do novo plano, que deve ser estendido para o serviço pós-pago também. TIM e Oi já anunciaram que também estudam a mudança.

As operadoras justificam a aplicação dos novos planos como uma tendência mundial e afirmam que, ao permitir que os clientes continuem usando a internet gratuitamente em velocidade reduzida, a experiência do usuário é prejudicada, gerando uma percepção negativa em relação à navegação no celular.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitou informações das prestadoras sobre o assunto, e afirma que elas estão em análise. 

– A Agência acompanhará as mudanças implementadas na forma de cobrança para verificar o cumprimento de todos os itens da regulamentação – disse o órgão em nota

O que vai mudar?

Hoje, os clientes de internet móvel pagam por uma franquia de megabytes (MB). Quando essa franquia acaba, eles seguem navegando gratuitamente, mas com velocidade reduzida. A partir de agora, a conexão à internet será interrompida com o fim da franquia, e os usuários só voltam a navegar se comprarem um pacote avulso de dados.
Por exemplo: se você tem um plano mensal de 100 MB e usar os 100 MB antes do término dos 30 dias de validade do pacote, sua navegação será interrompida até a renovação do pacote ou contratação do pacote adicional.

Como vai funcionar para os clientes da Vivo?

Para voltar a navegar, o cliente deve contratar o Pacote Vivo Internet Adicional 50MB ou aguardar a renovação do pacote ou promoção que possui. O pacote custa R$ 2,99 por sete dias e, para contratar, basta responder o SMS que é enviado quando o usuário atinge o limite contratado.

Como eu vou saber que meu pacote de dados está acabando?

Segundo a Vivo, os clientes vão receber um SMS quando o consumo atingir 80% da franquia e outro no momento em que ela acabar. Além disso, eles podem consultar o consumo de dados no site Meu Vivo ou baixando o aplicativo do Meu Vivo, disponível para iOS e Android, no celular.
Além disso, os próprios aparelhos informam a quantidade de dados consumidos. No Android, basta entrar em Configurações e clicar em Uso de Dados. No iPhone, é só entrar em Ajustes e clicar em Celular para ver a quantidade de megabytes usados. Essas informações, no entanto, podem ser ligeiramente diferentes do cálculo feito pelas operadoras.


A Vivo é uma operadora de telefonia móvel, telefonia fixa, internet banda larga, 3G e 4G e TV por assinatura do Brasil. Formada pela fusão de companhias de celular ex-estatais existentes no Brasil, foi fundada como uma parceria entre Portugal Telecom e a espanhola Telefónica.

Saiba como reclamar de sua operadora clicando no link abaixo:

http://www.anatel.gov.br/consumidor/saiba-como-reclamar-de-sua-operadora




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