Os
dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011,
divulgados nesta terça-feira (14), indicam melhora na qualidade nos
primeiros anos do ensino fundamental. Os resultados, porém, não são
animadores no ensino médio. Entre 2009 e 2011, o Ideb do ensino médio
subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7.
A meta nacional
esperada para o período foi atingida, mas em nove estados, entre eles a
Bahia, o índice piorou em relação à edição anterior. O ministro da
Educação, Aloizio Mercadante, argumentou que “internacionalmente” o
ensino médio continua sendo um “grande desafio” para qualquer sistema
educacional. Ele defendeu que o currículo da etapa precisa ser
reformulado porque é muito sobrecarregado.
Em algumas redes de ensino, o
total de disciplinas chega a 19. “É uma sobrecarga muito grande que não
contribui para você ter foco nas disciplinas essenciais, como língua
portuguesa, matemática e ciências”, disse. Outro problema do ensino
médio, segundo Mercadante, é a falta de professores com formação
específica para algumas áreas, como matemática e ciências, além da alta
concentração de matrículas no turno noturno – 30% dos jovens do ensino
médio estudam à noite.
Nota do Estado da Bahia
Ideb 2009: 3,3 pontos
Ideb 2011: 3,2 pontos
Meta 2011: 3,2 pontos
Ideb 2009: 3,3 pontos
Ideb 2011: 3,2 pontos
Meta 2011: 3,2 pontos
Fonte: Ronaldoleite
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