ENTENDA POR QUE A INGLATERRA VIROU GRÃ-BRETANHA NAS OLIMPÍADAS.

  Dia 27/07/2012 é a abertura oficial das Olimpíadas, no entanto, o que muita gente não sabe é que há um interessante jogo político que cerca a sede dos jogos olímpicos. É comum as pessoas acharem que esta edição da competição mais importante do planeta esteja sendo disputada na Inglaterra, devido a sede ser a capital Londres, mas ainda, o fato de os atletas ingleses (como nós chamamos quem nasce na Inglaterra) estarem competindo com outro nome causa muita confusão no intelecto dos espectadores, por isso vamos esclarecer o que de fato ocorre nesse emaranhado de confusões político-administrativas.

Antes de tudo, vamos deixar claro quem é quem: primeiro, a Grã-Bretanha é uma ilha, cujo sua formação territorial compreende as seguintes nações: Inglaterra, Escócia e País de Gales (ou Gales). A ilha da Grâ Bretanha representa a maior porção do Reino Unido que é, de fato, o Estado dominante. Antes que você frite seus neurônios, vamos explicar: O Reino Unido compreende toda a Grâ-Bretanha (Inglaterra, Escócia e Gales) mais a Irlanda do Norte e a nacionalidade dos que nascem neste território é a brtiânica. O Reino Unido é o Estado que exerce soberania sobre todas estas nações, e sua capital é a cidade de Londres, daí a confusão; o que acontece é que rotinamente há a associação da Inglaterra com o Reino Unido, devido principalmente ao compartilhamento da mesma capital.

Todas as nações que compõem o Reino Unido tem uma certa autonomia política, porém, nenhuma delas se constitui um Estado soberano, pois, este papel é justamente exercido pelo Reino Unido, cujo nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e isso faz toda diferença na representação deste nesta edição das Olimpíadas. Há uma pressão do Comitê Olímpico Internacional (COI) para que os países enviem o máximo de atletas possível para a competição e isso pesa na hora da Associação Olímpica Britânica (BOA) definir as delegações de competidores.

Os britânicos competem representando o Reino Unido, mas, devido as diferenças étnicas, culturais e principalmente religiosas, há quem não goste de ter a unificação das nações para a disputa dos jogos olímpicos. para se ter uma ideia, no futebol por exemplo, todas as competições realizadas pela FIFA (entidade máxima do futebol mundial) mantem separadas todas a nações, ou seja, temos a seleção da Inglaterra, a seleção da Escócia, a seleção da Irlanda e a seleção de País de Gales. Houve muito receio por parte das Federações (principalmente a escocesa) de que cada nação após esta Olimpíada fossem obrigadas a competir unificadas, como Grã-Bretanha, porém, esta hipotse foi descartada pela FIFA e só depois desta garantia é que a Federação escocesa aceitou competir como Grã-Bretanha no futebol.

Mas por que competir como Grã-Bretanha e não como Reino Unido? Como já foi dito, o nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, mas, para os jogos olímpicos o nome adotado pelo Reino Unido foi Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, o COI determinou a nomenclatura de Grã-Bretanha  (GBR) para o Reino Unido sendo que competidores da Irlanda do Norte tem dupla cidadania e podem representar o seu país. Sendo assim, fica explicado toda este emaranhado político e você agora já sabe que a Inglaterra nada mais do que uma porção do Reino Unido e por isso, segue as determinações de instituições e Estados maiores.

Com este pequeno texto, espera-se que a contiribuição tenha sido válida, que suas dúvidas tenham sido esclarecidas e que a partir de agora, o conhecimento sobre estes pormenores da Geografia Política se tornem mais interessantes, no mais, um bom passeio por Londres, pela Grã-Bretanha, sede dos jogos e uma boa Olimpíada para todos.


Postado por: Ronivaldo Santos de Jesus

3 Comentários

  1. Bacana, tava tentando entender que diabos tava acontecendo!! E se me deu uma luz! Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela explicação, esclarece as dúvidas de muita gente acerca do assunto. abraço.

    ResponderExcluir
  3. parabéns...top explicação..

    ResponderExcluir

Postar um comentário