Aconteceu:
No último domingo, 13/05/2012, durante a festa de 142 anos de emancipação política da cidade de Riachão do Dantas-Se ocorreram cenas bizarras de violência. A praça de eventos da cidade, local onde estava sendo realizada a festa ficou vazia, o medo e o caos tomaram conta daquela que era pra ser uma comemoração alegre e tranquila. Nas redes sociais os moradores do município descrevem o medo e a indignação, clamam por segurança e lamentam as cenas de brutalidade e selvageria que tomaram conta da festividade. De acordo com o site Lagartense, houveram dois homicídios, um deles sendo realizado por um menor de 16 anos que se envolveu numa briga, sacou um revolver calibre 32 e alvejou várias pessoas na multidão.

A crítica:
Acontecimentos como este em eventos públicos e privados, onde há grande concentração de pessoas trazem a tona a seguinte reflexão: Até que ponto nós (seres humanos) somos civilizados? Me parece muito obvio que a mistura de álcool, outras drogas e a má intenção em certas pessoas tornam-se ingredientes para o caos. Se por um lado se tem a necessidade do lazer, a necessidade da comemoração, a necessidade do prazer instantâneo que alivia o stress do dia corrido, por outro se tem o estopim para presenciar cenas bárbaras oriundas de descendentes dos mesmo que esquecerem de evoluir. Os anos passam e a situação permanece a mesma: eventos públicos e privados de todo tipo e grandeza deixam pra trás um legado triste, o retrato de uma sociedade que não sabe conviver com o seu semelhante, digo mais ainda, uma sociedade que não consegue ofertar momentos de alegria sem os distinguir da violência. Outro ponto a ser destacado diz respeito a atuação da justiça contra menores de 18 anos, até quando irá se tolerar que esses marginais amparados pela lei continuem a praticar crimes sem impunidade? Com 16 anos se pode decidir o futuro da nação com o poder do voto e não se pode ser penalizado como criminoso, onde está a lógica? Eu lhes respondo, vivemos num país de leis medíocres e governantes mais medíocres ainda.
No contexto, vivendo como cordeiros encurralados por lobos, a população clama por segurança, eu vos digo, a segurança é necessária, mas, não adianta o poder público investir apenas em segurança, a questão passa pelo pilar básico e mais importante (depois da família) de toda sociedade, a educação; cenas bizarras como as protagonizadas em Riachão do Dantas são em sua gênese uma questão educacional, mais precisamente a ausência de educação.

Imagem do local do evento antes da barbárie:


Imagem do local do evento depois da barbárie:




Postado por: Ronivaldo Santos de Jesus, graduado em Geografia, pós graduando em Território, desenvolvimento e meio ambiente.

1 Comentários

  1. a festa em si deveria ter sido otima,porém faltou segurança suficiente para um evento de grande porte como aquele,estava na festa do inicio até o fim e pude ver todo o ocorrido e ao todo contei vinte tiros,será que se houvesse mais policiais nos quatros primeiros tiros que foi um logo em seguida dos outros quando aquele menor correu outros policiais mais na frente não teriam conseguido dete-lo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário